segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Provas" de amor


O filme Uma prova de amor (My Sister's Keeper), drama com duração de tempo de 106 minutos, produzido pela PlayArte estreou no dia 11 de setembro. O roteiro de Nick Cassavetes e de Jeremy Levin, baseado no bestseller de Jodi Picoult e dirigido também por Nick Cassavetes aborda não só a questão do câncer, mais também a dúvida e dificuldade de uma garota em “enxergar” que a vida de sua irmã que tem leucemia depende da sua determinação e coragem em ajudá-la.
Desde pequena Anna é submetida a inúmeros exames, cirurgias e transfusões para ajudar sua mais velha Kate que luta desde a infância contra a leucemia. Anna nasceu para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, e ela nunca havia se negado a ajudar sua irmã até o momento em que começa a se questionar se ainda quer amparar Kate. Quando sua irmã mais velha necessita da doação de um rim, Anna resolve não ajudar mais, e ainda toma uma decisão que seria impensável, uma atitude que irá abalar sua família.


Anna "cansada" de viver em função da irmã, entra na justiça pois quer sua emancipação, provocando questionamentos e transtornos em casa.
Além do desgaste de cuidar de Kate, a mãe Sara (Cameron Diaz), ex-advogada, precisa voltar a sua profissão para lutar na justiça contra sua própria filha. Mesmo vivendo tais situações difíceis e complicadas, Sara toma a decisão de raspar a cabeça para que mostrar a Kate que perder os cabelos não é tudo que há de pior na vida, e que o importante mesmo é se curar da leucemia. Em solidariedade a mãe quer aliviar a dor da filha pela falta dos cabelos ficando igual, careca.

Algumas atrizes se dispõem a perder os cabelos em nome da arte de atuar, assim tornando a cena seja do filme como este ou de novela como foi em Laços de Família, na Globo, mais real, e como pessoas conhecidas, as atrizes ajudam também no aumento de doadores para ajudar a tantas pessoas que necessitam.


Mas, nem todas as atrizes são como Cameron Diaz e Carolina Dieckmann em que aceitam um papel em que se há o intuito de raspar a cabeça em cena. É o caso de Dakota Fanning em que foi convidada a fazer o papel de Kate e recusou o convite, por não querer ficar careca. Por que isso? Por que umas das maiores preocupações da mulher são os cabelos, e perdê-los é pior do que os tê-los “estragados”. É como se faltasse "uma parte" de si. Sem falar nos preconceitos da sociedade em relação as mulheres carecas. A atriz Natalie Portman que atuou no filme V de Vingança, em que mesmo sua personagem não tendo câncer, ela teve que raspar a cabeça. Em algumas etrevistas a atriz falou que após ficar calva, a passar na rua, muitas pessoas a olhavam "diferente", disse que até mesmo como uma terrorista.


Mesmo com a tristeza e depressão pela perda dos cabelos quando se tem câncer, o filme Uma prova de amor quer mostrar que antes de tudo vem a saúde, depois qualquer tipo de beleza, e o quanto a união e a coragem de familiares é de grande importância para o doente.

2 comentários: